Clarence Whte foi um super músico, e guitarrista que trabalhava em
estúdios de gravação, emprestando o som de sua guitarra para diversos
artistas e álbuns de sucesso dos anos sessenta e início dos anos
setenta. Uma noite em 1973 enquanto descarregava seu equipamento de uma
van foi atropelado e morto por um motorista bêbado, morria ali uma das
grandes guitarras do universo country da América. Como músico de estúdio
White adicionou seu estilo peculiar e inovador a três grandes álbuns do
grupo The Byrds, banda do cantor e guitarrista Roger McGuinn. Assim foi
em “Younger than yesterday” de 1967, “Notoryus byrd brothers” de 1968 e
o emblemático e intrigante “Sweetheart of the rodeo” de 1968. Nesse ano
juntou-se definitivamente a formação da banda e nela permaneceu até sua
dissolução pouco antes de sua morte. Quando o flower Power estava na
“crista da onda” em 1969, os Byrds realizaram dois shows memoráveis no
Fillmore West de San Francisco da Califórnia em 7 e 8 de fevereiro, com
os lugares completamente esgotados. Esses shows foram gravados, mas as
fitas ficaram esquecidas nos arquivos da Columbia records por mais de
trinta anos, ganhando a luz do dia somente em 2000. As melodias e os
vocais cativantes de Roger McGuinn em canções de sua autoria, em
parceria com outros membros dos Byrds, de Bob Dylan e Woodie Guthrie
podem ser ouvidas pelo álbum todo, um festival de grandes canções. Além
de McGuinn e White a formação nessa época contava com o baterista Gene
Parsons e o baixista John York. Para os guitarristas um bom modo de
ouvir a inovação desenvolvida para a guitarra por White e Parsons, que
permitia ao guitarrista subir a corda si um tom acima para simular um
pedal wha-wha, conhecido como “B bender”, para os demais mortais como
eu, apenas um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos. Ouça com o
coração!!
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
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