Em 1948 um garoto entrou em um local em Chicago, uma espécie de clube
onde tocavam Tampa Red e Johnny Jones e pediu para tocar junto a eles.
Tampa ficou irritado com aquele fedelho presunçoso, mas Jones pediu que o
deixasse tocar, mas o proprietário do lugar o colocou para a rua, então
Junior Wells ligou seu amplificador na calçada e começou a tocar, mas
um policial lhe disse que ele somente poderia fazer isso
lá dentro, Assim foi a primeira experiência de Wells na turbulenta
Chicago dos anos quarenta. Mais tarde ele foi a um bar onde tocavam
Muddy Water, acompanhado por uma super banda composta entre outros por
Jimmy Rogers na guitarra e Little Walter na harmônica. Wells dirigiu-se a
Waters e pediu para tocar, Muddy então consentiu sob os protestos de
Little Walter, mas todos gostaram daquele “pequeno caranguejo” como foi
chamado por Little Walter. Assim começava a vida artística de Amos Well
Jr. Nesse período ele começou a fazer suas primeiras gravações, mas foi
interrompido pelo alistamento militar compulsório. Quando retornou do
exército, tentou se estabelecer como musico na cena de blues de Chicago,
onde foi apresentado a Mel London por Willie Dixon, onde gravou para os
selos de London, Chief e o Profiles. “Essas foram consideradas as
faixas mais valiosas dos estúdios de Mel London daqueles dias, e estavam
entre elas sucessos eternos como “Messin’ with the kid” e” Come on in
this house.” A primeira apresentação ao vivo de sua musica foi em um
festival que aconteceu em 1962 na universidade de Chicago, mas sua
apresentação foi prejudicada por problemas em seu equipamento e a
critica lhe foi desfavorável. Mas no outono de 1965 Wells tocou no
primeiro álbum de Paul Butterfield, e se estabeleceu como musico da cena
branca do blues em Chicago trabalhando em diversos shows em colégios,
clubes e em qualquer lugar que pudesse. Em 1966 excursionou por toda a
Europa com o espetáculo American Blues Folk Festival, Retornando a
Chicago foi contatado por Bob Koester da Dellmark Records e gravou esse
seu primeiro álbum, como Junior Wells Chicago Blues Band, tornando-se um
sucesso comercial bem como catapultando a Dellmak Records para uma das
companhias mais ouvidas de então. Pela Dellmark gravou diversos álbuns,
bem como trabalhou em gravações de diversos outros artistas, tendo
muitas de suas gravações registradas pela Bibllioteca do Congresso
Nacional. O super guitarrista de blues, Buddy Guy toca nesse álbum com o
nome de Friendly Chap por problemas contratuais com Leonard Chess da
Chess records que o impediam de trabalhar em outro selo.
(Texto extraído e condensado da biografia de Junior Wells escrita por Bob Koester)
(Texto extraído e condensado da biografia de Junior Wells escrita por Bob Koester)
Nenhum comentário:
Postar um comentário