Estamos vivendo uma situação difícil no sul do Brasil. O Rio Grande do Sul está experimentando uma das piores enchentes da história recente. Diversas cidades estão com decreto de calamidade pública e, a área de abrangência se alargou nas últimas horas. Desde sábado chove sem trégua em todo o estado. Agora mesmo enquanto digito essas linhas, uma forte precipitação está em curso, felizmente com sinais de abrandamento.z
Em cidades ribeiras como São Sebastião do Caí, a situação é no minimo calamitosa, com centenas de pessoas, familias inteiras sendo removidas de suas casas. Em todo o estado cresce o numero de mortes, que já chega a mais de 20, inclusive sem contar desaparecidos.
Pontes destruídas, acessos à cidades de grande importância para o estado estão em diversos casos, impedidos. Em muitas localidades deslizamentos de encostas, taludes de estradas excenciais para a movimentação de veículos estão fazendo com que populações inteiras estejam isoladas.
Santa Maria, cidade da região central do estado, pouco atingida por este tipo de fenômeno climático esta sofrendo a duras penas a inexperiência das autoridades que despreparadas lutam para governar a situação.
No vale do Rio Taquari, Lajeado, Estrela, Teotônia, Mucum, Roca Sales, entre outras recém saídas dos eventos de setembro de 2023, enfrentam novamente a situação com agravamento da intensidade. Região metropolitana de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravatai, Canoas, Sapucaia em situação de igual penosidade.
Nas ilhas próximas à Porto Alegre, comunidades frágeis às cheias estão vendo repetir a tragédia do ano anterior. A situação é muito triste e preocupante, se alguém ler este post, por favor dirijam para o nosso povo uma oração, pedindo à Deus que intercedavem nossa causa.
Senhor meu Deus, nesse momento de aflição e desespero, rogamos pela sua misericórdia e auxílio. Dê-nos força para suportar esse tormento e fé para que possamos persistir na luta com o menor numero de baixas possível. Senhor nosso pai, organizador do universo, criador de céus, espaços, planetas e terra. Dono e mantenedor de toda a vida e da não vida, não nos abandone. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário