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Generalidades com Especificidade

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sábado, 19 de abril de 2014

Travessia Guaiba - Porto Alegre

Antes da construção da ponte que liga Porto Alegre a metade sul do estado, a travessia era feita através de barcas. Na década de 1940 o tráfego era todo feito através dessas embarcações, esse foi um projeto do prefeito Jose Loureiro da Silva. Em 1953, todos os dias cruzavam pelas águas do Guaíba cerca de 600 veículos e mais de mil passageiros, usuários de ônibus. A travessia era feita por quatro barcas compradas dos Estados Unidos e que haviam servido àquele país durante a 2ª. Guerra Mundial. O trajeto era de 15 quilômetros. Por causa da falta de equipamentos adequados e das condições de navegação – nevoeiros e ventos fortes – o serviço era apenas diurno.  Em Porto Alegre, as barcas partiam da Vila Assunção para chegar em Guaíba no mesmo ponto hoje usado. Em meados da década de 1950, começaram as obras de construção das pontes, sendo inaugurada em 28 de dezembro de 1958. O trajeto rodoviário entre Guaíba e Porto Alegre passou a ser de 31 quilômetros.  Com o estabelecimento da ligação entre as duas cidades por via rodoviária e com o grande incremento da indústria automobilística, a travessia por barcas acabou sendo desativada no início da década de 1960.  Com sucesso a ligação entre as duas cidades voltou a ser feita em 2012, através de eficientes e modernos catamarãs da empresa Catsul.

O documento abaixo é um informativo da empresa que administrava as operações de travessia na primeira fase.








Em janeiro de 1981, as barcas Réia e Tétis voltaram a estabelecer a ligação entre as duas cidades por via aquática, mas a sua atividade durou pouco mais de um ano.
                                       

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