quarta-feira, 30 de abril de 2014
terça-feira, 29 de abril de 2014
Sunshine Superman - Donovan
Numa linha parecida com a que Van Morrison trabalharia anos depois, Donovan lançou em 26 de agosto de 1966 o excelente Sunshine Superman. Esse álbum por disputas de gravadoras foi lançado somente nos EUA, posteriormente também foi lançado na Inglaterra uma compilação com esse nome e com outro álbum de sucesso de Donovan, o Yellow Mellow. Em Sunshine S.... Donovan inicia uma mudança em sua música, incluindo os elementos da música psicodélica que perdurariam durante a década toda. Lindas canções acrescidas de instrumentos exóticos e de uma superbanda, projetaram Donovan definitivamente no mundo do rock 'n Roll.
Gravadora - EPICProdutor - Micky Most
Semanas Astrais - Van Morrison
Quando as primeiras luzes do inverno se esgueiram pelas frestas das portas, incide nas flores do jardim e brilham nas poças d'água do dia de ontem, é hora do recolhimento necessário, para que avaliemos e repensemos nossa trajetória. O álbum Astral Weeks de Van Morrison, seu segundo álbum de estúdio lançado em novembro de 1968, é uma ótima pedida para essa reflexão. Complexo, cheio de melodias intimistas e profundas, gravado em apenas três sessões no Century Sound Studios em Nova York em setembro e outubro daquele ano, o disco está entre os melhores da musica pop de todos os tempos, e até hoje mantem-se atual em termos sonoros e estéticos.
Gravadora - Warner Brothers
Produtor - Lewis Merenstein
Gravadora - Warner Brothers
Produtor - Lewis Merenstein
sábado, 19 de abril de 2014
Travessia Guaiba - Porto Alegre
Antes da construção da ponte que liga Porto Alegre a metade sul do estado, a travessia era feita através de barcas. Na década de 1940 o tráfego era todo feito através dessas embarcações, esse foi um projeto do prefeito Jose Loureiro da Silva. Em 1953, todos os dias cruzavam pelas águas do Guaíba cerca de 600 veículos e mais de mil passageiros, usuários de ônibus. A travessia era feita por quatro barcas compradas dos Estados Unidos e que haviam servido àquele país durante a 2ª. Guerra Mundial. O trajeto era de 15 quilômetros. Por causa da falta de equipamentos adequados e das condições de navegação – nevoeiros e ventos fortes – o serviço era apenas diurno. Em Porto Alegre, as barcas partiam da Vila Assunção para chegar em Guaíba no mesmo ponto hoje usado. Em meados da década de 1950, começaram as obras de construção das pontes, sendo inaugurada em 28 de dezembro de 1958. O trajeto rodoviário entre Guaíba e Porto Alegre passou a ser de 31 quilômetros. Com o estabelecimento da ligação entre as duas cidades por via rodoviária e com o grande incremento da indústria automobilística, a travessia por barcas acabou sendo desativada no início da década de 1960. Com sucesso a ligação entre as duas cidades voltou a ser feita em 2012, através de eficientes e modernos catamarãs da empresa Catsul.
O documento abaixo é um informativo da empresa que administrava as operações de travessia na primeira fase.
O documento abaixo é um informativo da empresa que administrava as operações de travessia na primeira fase.
Em janeiro de 1981, as barcas Réia e Tétis voltaram a estabelecer a ligação entre as duas cidades por via aquática, mas a sua atividade durou pouco mais de um ano.
Assinar:
Postagens (Atom)