Pesquisar este blog

Generalidades com Especificidade

Generalidades com Especificidade

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Gerações

A vida segue independentemente de nossa vontade. Como resultado das gerações a humanidade avança na sua trajetória rumo ao infinito. A vida acontece a partir dela mesmo, somos seres que brotamos uns de dentro dos outros em um processo maravilhoso e misterioso em que carregamos parte daqueles de onde viemos e, levamos adiante para os que a partir de nós forem gerados. O grande milagre da vida é estar vivo _ agradeço a Deus e ao universo por essa dádiva.
Dona Florência a pessoa mais velha de nosso núcleo familiar e Ruan Anthony o mais novo membro, sua bisavó, minha sogra e ele, meu neto amado.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Jornadas II

A figueira frondosa fez sombra para membros das famílias Freitas, Araújo, Barbosa e Hoff, em Ponta do Salgado - Barra do Ribeiro, por volta de 1938

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Jornadas

No início da década de sessenta, provavelmente ente 1964 e 1965, a escola Rural de Curral Grande, seus alunos e familiares embarcaram em uma deliciosa excursão de ônibus, desde Santa Vitória do Palmar até o Chuy, cidade na fronteira entre Brasil e Uruguay, separada de Chui, no Brasil por apenas um canteiro de flores. Uma linda tarde ensolarada de inverno, um vento soprava quando fizemos essa foto, lembro como hoje fosse.
Minha mãe é a mulher mais alta do grupo de cinco de pé acima a direita, eu sou o segundo das crianças sentadas logo abaixo a direta. A esquerda também de pé,
o primeiro  é o motorista do ônibus, e o sétimo menino a contar dele é um de meus irmãos.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Cantão das Garças

Não é nenhum nome oficial, sequer é conhecido por esse nome mas, essa localidade às margens do lago Guaíba, no bairro Alvorada em Guaiba, merece assim ser chamado. No final de tarde existe sempre uma grande concentração de garças no local, infelizmente bastante poluído, não só por ter saídas de esgoto direto nas águas, mas também por ser o bairro divisa com a maior poluidora do município, senão do Rio Grande o Sul, a empresa chilena de celulose, a CMPC. Pode se ver na fotografia, na parte inferior o acúmulo de dejetos provenientes do processo de fabricação de celulose e, que está por todo a orla da cidade. Mesmo assim, esses pobres animais que vivem da coleta de alimentos na natureza, se esforçam para trazer alguma beleza ao local.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Lagoa Mangueira - Santa Vitória do Palmar

Apesar de contar com apenas quatro ou cinco anos de idade, esses dias de verão ficaram eternizados em minha mente. Morávamos na localidade de Curral Grande, interior de Santa Vitória do Palmar, as margens da lagoa Mangueira. Nos fundos de nossa casa passava um duto de água muito limpa, proveniente da lagoa e usado para irrigação dos extensos arrozais. Foram anos de muita luta mas, de muitas alegrias, eu, claro, como criança vivia apenas o lado bom da vida, como essas tarde de mergulho no pequeno riacho.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Memória



Sofro de um mal que já foi diagnosticado há bastante tempo e, que se não me prejudica, muito pior auxilia. Eu simplesmente sou incapaz de esquecer qualquer coisa, qualquer acontecimento ou fato. Lembro de coisas e conversas ainda no útero de minha amada mãe, meu primeiro bico, a cor de minhas roupinhas, sandálias, primeira professora, namoradinha, brigas, palmadas, puxões de orelhas, doenças infantis, febres, tudo. Posso esquecer o que comi no almoço, uma fórmula que aprendi ontem ou uma receita culinária da televisão, mas, nada que tenha ocorrido a mais de alguns meses. Isso não é fácil e requer paciência, cuidados no trato com parentes e algumas noites de insônia. Meu neurologista, recentemente em uma consulta disse ter boas notícias e, que minha "síndrome" (ele se refere a meu caso dessa maneira) poderia estar com os dias contados. Concordei com os termos dele e fiquei admirado com as novas descobertas da medicina neurológica que ele me contou. Dos novos fármacos, exames e rotinas de tratamento. Após a última consulta refleti e, apesar da noite ser má conselheira decidi não concordar com a terapia. Bem ao acaso lembrei, como não poderia ser de modo diferente, do filme "Blade Runner" (1982) de Ridley Scott. Nele, a personagem principal, Rick Deckard, se envolve com Rachael, assistente de um cientista, e descobre que ela é um andróide. Todas as lembranças que a andróide tinha em sua mente não haviam sido experiências reais, tinham sido implantadas em seu cérebro cibernético. A partir de então, Rachael vivencia uma crise existencial decorrente de sua perda de identidade: de um momento para outro ela deixa de ter certeza de quem ela é. Devido minha auto-estima, meu ego e minhas boas lembranças, decidi não arriscar.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Casarão do Cipreste - Guaiba/RS

As oligarquias que construíram a guerra, com uso muitas vezes de mão de obra escravizada, foram os mesmos personagens que entraram para a história como heróis. Heróis nenhum, pois que lutavam por seus próprios interesses. O casarão do Cipreste como ficou conhecido pertenceu a Gomes Jardim, um desses escravocratas que manipularam inclusive a história.