Pesquisar este blog

Generalidades com Especificidade

Generalidades com Especificidade

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bem Chegado - Bixo da Sêda


Bem chegado,
na boca do amanhecer,
nem um toque,
pra não se arrepender.

Segue em frente,
na força bruta da expressão,
dia a dia,
e a dose repetida na mão.

Tá no cheiro, na forma e no som.
Sabe ser ou simplesmente ser.
Nada melhor, que teu calor,
o teu calor.

A grande razão de ficar solto
sob a luz do sol.
Rei dos sonhos, malandro pague a decisão.
Tudo ou nada e a vida rola pelo chão

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Kokota


No auge da onda disco music que assolou o planeta em meados dos anos setenta, embalados por filmes como: Saturday night fever, Grease e outros, a juventude de Guaiba se esbaldava nos poucos clubes da cidade. Tres clubes basicamente ficaram na história nessa época por suas discotecas: O Barraco, no Clube do Itapuí, A Kokota no Clube do Comércio e boate da Sociedade Amigos da Florida e Vila Elsa (Safe). O Barraco era o mais popular e reunia a classe trabalhadora e o pessoal com mais de 25 anos, e as pick-up's eram comandadas por um pessoal bastante "antenado" e que sabia fazer dançar. A coleção de discos deixava um pouco a desejar, estava sempre desatualizada, mas contava com bons discos e era salva pelas coletâneas internacionais da K-Tel e dos lançamentos de trilhas de novelas. Os "dj's" eram o Ayrton (Bunyto) e o Edson( Xyleno), que depois no final foram substituido pelo meu grande amigo Dinho, que tinha uma pegada mais Rockeira, mas precisava se adequar ao gosto da moçada que frequentava o lugar.
O Clube do Comercio, colaborou para a diversão com a Boate "A Kokota", onde o público era um pouco mais exigente, por se tratar de público de idade mais tenra e formado basicamente por estudantes e comerciários, um pessoal na época mais em sintonia com os acontecimentos. O "dj" era o Mr. Helio, um cara super antenado, e que apesar de estar ligado do movimento "Disco" era um grande curtidor de Rock, e através dele conheci grandes discos e bandas da época. Em 1975 conheci numa madrugada mágica, o disco "The Dark Side of The Moon" do Pink Floyd, tocado na íntegra para um público estupefato e admirado que curtiu em silencio os mais de quarenta minutos do fabuloso álbum conceitual dessa grande banda. Aconteceu numa linda madrugada, antecedendo um pouco o nascer do sol, que curtíamos abismados nas janelas do segundo andar do prédio onde se localizava a discoteca. Foi um eclipse em nossas vidas, aqueles minutos me marcaram, e a todos os presentes, pouco mais de vinte pessoas, que na verdade lotavam o pequeno ambiente. Lembro de pessoas abraçando o Helio depois do término da audição do disco. Helio era super- fâ também do grupo "Electric Light Orchestra".
A mais longe do centro de todas, e que reunia a "nata" da gurizada Guaibense, a que na verdade era a mais "in" de todas as discotecas da cidade, onde iam os mais endinheirados, era a Boate da Safe, no bairro Florida. Que apesar de ser fisicamente a mais feia, por se tratar de um prédio velho de madeira nunca impediu as grandes comemorações, alegrias e namoros que ali aconteceram. Sempre embalados pelos últimos sucessos das discotécas do mundo todo. Os "dj's" Parré e Verardi se não me engano, ambos de Canoas eram bons animadores e sempre estavam ligados nas tendências mundiais da disco music. A Safe era freqüentada por um público mais ligado nas grifes da moda, e particularmente pelos adoradores do surf. A divisão física e a distância nunca foram impedimento para que os freqüentadores de todas as discotecas vez por outra trocassem de domicílio dançante, e era comum encontrarmos freqüentadores assíduos de um, em qualquer outro dos tres lugares. Haviam também as discotecas "ambulantes" que eram um pessoal que se organizava com aparelhagens de som, e animavam festas em diversos lugares, colégios, clubes e qualquer espaço disponível. Eram muitas discotecas "ambulantes", e em Guaiba ganhou muito destaque a do Pedrão do Shell.
Tempo bom de amizades, brigas raras e muita diversão.